Instituto Pensar - Saiba destino de Maia e Alcolumbre após eleições no Congresso

Saiba destino de Maia e Alcolumbre após eleições no Congresso

por: Sheila Rezende 


Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia ? ( ( Foto: Adriano Machado/Reuters )

Após a definição das eleições para a presidência do Senado Federal e Câmara dos Deputados nesta segunda (1º), os presidentes das duas Casas legislativas, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Maia (DEM-RJ), respectivamente, terão destinados diferentes.

Leia mais: Maia diz que não analisará impeachment contra Bolsonaro

Após negociações, Alcolumbre deve presidir a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ). Já Maia, não pleiteou cargos na Câmara e deve voltar às atividades comuns a um deputado federal. Maia rejeitou a possibilidade de virar secretário da prefeitura do Rio de Janeiro. "Se quiser, toma posse quando e aonde quiser?, disse à CNN o prefeito Eduardo Paes (DEM).

Discursos de despedidas

Em um de seus últimos discursos no Senado, Alcolumbre disse nesta segunda que enquanto esteve na presidência da Casa, "fez de tudo? para construir pontes com outros poderes, enquanto "alguns atores? tentaram "destruir?.

"A gente passou um período de turbulência, de polarização política, de enfrentamento institucional. A gente teve, como presidente do Senado e chefe do Poder Legislativo, a oportunidade de em vários episódios pedir a pacificação, a união dos brasileiros em torno de causas?, disse. Ele disse que exerceu o papel de "ponte? com outros poderes e se classificou como o "presidente da pacificação?.

Leia também: PSDB recua e mantém apoio a Baleia Rossi na Câmara

Imerso em especulações sobre seu último ato à frente do comando da Casa, Maia passou o dia às voltas com questionamentos sobre a abertura de um dos mais de 60 pedidos de impeachment contra Jair Bolsonaro (sem partido). Por fim, apesar do aceno feito a aliados, ele afirmou à jornalista Andréia Sadi, da GloboNews, que não irá acatar nenhum dos processos.

"Não vou deferir impeachment?, teria dito o parlamentar um dia após, irritado, ter ameaçado fazê-lo em resposta ao desembarque de seu próprio partido, o Democratas, da chapa que tem Baleia Rossi (MDB-SP) como candidato ao comando da casa legislativa. 

Residência oficial

Rodrigo Maia deve deixar a residência oficial de presidente da Câmara já nesta segunda e passará a morar em um apartamento funcional. Alcolumbre já havia deixado a residência oficial do Senado nas últimas semanas e voltado para um apartamento funcional.

Com informações da CNN e G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: